O Gambito da Rainha

Andrea Måka
5 min readFeb 19, 2023

--

Uma minissérie com insights que vão muito além do tabuleiro!

Apesar do xadrez ser o grande protagonista da história, os motivos pelos quais essa minissérie se tornou um grande sucesso ultrapassam o tabuleiro.

Como coach, acabei desenvolvendo uma maneira muito peculiar de assistir filmes e séries, pois aprendi a olhar para as histórias me mantendo atenta ao que está por trás de cada personagem. Acredite, isso fez com meu amor pela leitura, filmes e séries aumentasse muito, pois sempre tiro de cada uma deles, uma poderosa lição para minha vida e meu trabalho.

Com O GAMBITO DA RAINHA, não foi diferente e no fim deste texto, vou compartilhar 4 pontos que mais me chamaram a atenção. Então, por favor, não me deixe aqui falando sozinha e siga comigo até o fim? Temos um acordo? MA-RA-VI-LHA!!! eu agradeço, afinal, estou escrevendo para você! ;)

Então, vamos falar da série!!!

Primeira coisa: Calma! não precisa torcer o nariz porque o jogo de xadrez está em evidência e você acha que a experiência será um saco pq vc não joga xadrez…. Se você pensou isso, posso dizer que temos ai uma baita crença limitante que te impediria até mesmo de tentar! Vamos dar uma olhadinha nisso ai? PERMITA-SE AO NOVO, lembra? Faço dessa mini frase o mantra do meu Instagram. Aliás, se você ainda não me segue, fica aqui o convite: venha para o @andrea_makarian

Continuando…

Com o intuito de quebrar qualquer crença que te impeça de assistir, e como sou muito legal também, vou contar neste texto algumas curiosidades sobre a série e o intrigante universo do xadrez para você se animar…. Juro, é muito bom e vale muito a pena!

Acredite: Você não precisa ser nenhum expert em xadrez para se apaixonar pelo O GAMBITO DA RAINHA, essa série fez com que os assinantes da Netflix fixassem os olhos no tabuleiro de xadrez.

A trama acumulou números expressivos, começando pela audiência. Com 28 dias no ar, cerca de 62 milhões de pessoas ao redor do mundo já haviam assistido à série.

Baseada no livro homônimo de Walter Tevis, a história de ficção se tornou a minissérie mais vista do streaming de todos os tempos, chegando ao Top 10 em 92 países, incluindo o Brasil.

Perfeita do inicio ao fim, o sucesso da trama atravessou as telas e foi direto para os tabuleiros. Dados mostram que houve um considerável aumento de interesse pelo xadrez, alavancando a venda de jogos e livros sobre o assunto.

Para os leigos, o nome da série pode até gerar um certa estranheza, mas faz todo sentido e os títulos dos episódios também, pois estão todos diretamente ligados às regras e jogadas que acontecem no tabuleiro.

Um jogo de xadrez é literalmente uma batalha com começo (chamado de abertura), meio e fim. Antes do início de cada batalha, cada jogador prepara a estratégia com a qual o duelo começará.

O gambito é exatamente isso, uma estratégia de abertura de jogo e, como em todas as aberturas, revela muito sobre o estilo e a personalidade do jogador. É uma forma do intimidar seu oponente e alinhar seu exército para a guerra. Existem vários gambitos, e o da rainha é um dos mais usados.

Apesar do sucesso de Beth (personagem central da série), O GAMBITO DA RAINHA deixa evidente que o xadrez é um esporte de domínio masculino e que ele não proporciona às mulheres o mesmo destaque. Porém, na vida real, o xadrez também tem a sua Beth. Neste caso, o mérito é da húngara Judit Polgar. Em 1991, com apenas 15 anos, Polgar se tornou grande mestre o quebrar o recorde que o americano Bobby Fischer deteve durante três décadas. “Tive que me colocar à prova e competir por décadas para obter o respeito dos outros jogadores”, disse Polgar à BBC em 2018.

Como disse no início deste texto, a série me trouxe algumas reflexões poderosas e separei 4 delas para compartilhar com você! Preparada (o)? então, vamos lá!

Mas antes, só para constar, a numeração abaixo não significa uma ordem de importância…

01) APRENDIZADO!

Como fica claro que erros e derrotas são grandes oportunidades de aprender. Fica claro que nessas situações (que acontecerão sempre, pois somos humanos e estamos vivos o que faz dos erros algo real), o mais importante é olhar, reconhecer que “deu ruim” aprender a lição, SE PERDOAR e tocar o barco!

Deste item, mais um ponto importante: aprender com quem sabe mais que você. Deixe que te ensinem. Permita-se aceitar que alguém sabe mais que você e deixe que te mostre algo novo e diferente do que você já sabe. Isso, com certeza, fará uma diferença enorme na sua vida e nos seus resultados. Agradeça por ter alguém com um conhecimento maior que o seu disposto a te ajudar!

02) HUMILDADE & AMIZADE

Peça e aceite ajuda. Acredite: tem muita gente que ficará feliz em poder te ajudar. Pedir ajuda não é motivo de vergonha, pelo contrário. Muitas pessoas tem um dificuldade enorme de acreditar que as pessoas podem desejar VERDADEIRAMENTE ajudá-la. Entendo bem do assunto. Foi um grande desafio baixar a guarda e deixar que possíveis “ajudantes” se aproximem. Mas depois ficou bom, viu! Como é boa a sensação de se sentir amado e protegido. Eu, se fosse você experimentava sair um pouco do papel de “ajudador” para viver o de ajudado… #ficaadica

03) AUTOCONFIANÇA

Trabalhe a sua, pois ela fator fundamental para quem busca por bons resultados, seja na área que for. Saiba: muitas vezes, as ocorrências da vida pode ter te afastado dela então, neste caso, veja o que houve e vai listando o que você pode fazer para AO POUCOS ir resgatando sua autoconfiança!

04) FOCO e DETERMINAÇÃO

Sem isso, sonhos, metas e objetivos não são realizados. Espero que a obstinação de Beth te inspire e te faça refletir sobre suas ações.

Tarefinha?

Aproveite o fim do ano para fazer uma autoanálise e uma balanço dos seus resultados até aqui. Estamos literalmente na metade do ano, ainda dá para salvar 2023, se esse for o seu caso. E não me venha com desculpinhas jogando tudo (que deixou de ser feito) na conta dos outros... Seja honesta (o) com você mesma (o). Tem coisas que fatores externos realmente podem ter impedido uma ação, mas e o resto?

Lembre: como o Ho’oponopono bem ensina, você é responsável por 100% de tudo que vivência é só o que vivência. A vida do outro não é responsabilidade sua. Aprender isso é libertador, pode apostar!

Aproveitando o embalo, responda: o que eu posso fazer que se eu fizer, meus resultados serão bem melhores?

Como eu sempre digo: eu ajudo, mas SÓ VOCÊ pode fazer o milagre acontecer…. Pense nisso!

Por hoje, é isso!

Obrigada por ter ficado até o fim da leitura… GRATIDÃO!

Com amor, Maka!

PURIFIQUE!

🙏🏼💜🍀🦋

Assim é! Assim está feito!

Sinto muito! Me perdoa! Sou grata! Te amo!

👉 siga @andrea_makarian 👈

#espiritualidade #amor #gratidão #pazinterior #hooponoponolibertador #afirmações #empoderamentofeminino #autoestimafeminina #autoconhecimentoliberta #curainterior #perdãoliberta #deuscuidademim #saudeemocional #equilibrioemocional #abundância #oração #mensagempositiva #frasesinspiradoras #terapiaemocional #mentecriadora #netflix #série #ogambitodarainha

--

--

Andrea Måka
Andrea Måka

Written by Andrea Måka

Jornalista, reikiana e taróloga pós graduada em coaching e hipnose ericksoniana. Há 7 anos atuo como facilitadora de ho'oponopono e prod. de conteúdo digital.

No responses yet